Gerenciamento da Capacidade (Performance)

De acordo com o ITIL*, a Performance é abordada dentro da área de Gerenciamento de Capacidade (Service Delivery), e é entendida como a forma em que é consumida a capacidade.
*ITIL - Infrastructure Technology Information Library.

Objetivos do Gerenciamento da Capacidade:

  • Fornecer a capacidade adequada, em áreas específicas da Infra-estrutura de TI, na hora apropriada e com boa relação custo/benefício para atender às necessidades do negócio;
  • Monitorar a performance dos serviços de TI e outros componentes de suporte, inciando atividades de ajuste para melhor utilizar os recursos;
  • Influenciar a demanda de capacidade, verificando desperdícios;
  • Produzir um Plano de Capacidade prevendo os recursos necessários para alcançar os níveis acordados no tempo adequado.

Subprocessos de Gerenciamento de Capacidade:

Gerenciamento de Capacidade do Negócio:
Assegurar que os requisitos futuros dos negócios para serviços de TI sejam considerados, tenham custo justificado, sejam planejados e implementados dentro do prazo.

Gerenciamento de Capacidade dos Serviços:
Monitorar, medir e gerenciar a performance dos serviços de TI e assegurar que eles atendam os SLAs, conforme acordado com o Cliente. Analisar, revisar e gerenciar a demanda de serviços.

Gerenciamento de Capacidade dos Recursos (nível tradicional):
Monitorar, medir e gerenciar os componentes e recursos da infra-estrutura de TI. Analisar e relatar a performance dos recursos.

Benefícios do Gerenciamento de Capacidade

  • Maior estabilidade dos serviços - redução do risco de falta de capacidade
  • Antecipação a problemas de capacidade e performance
  • Eficiência dos serviços de TI e na utilização de recursos
  • Capacidade suficiente para a carga de trabalho esperada
  • Oportunidade para cobrar e/ou reduzir custos
  • Melhores previsões de capacidade – processo próativo
  • Antecipação de novas tecnologias
  • Compra planejada é melhor do que "comprar em pânico"
Grudzinski